Portal da Cidade Baraúna

NÃO ACONTECEU

Em Baraúna, prefeita não celebrou 1º Dia municipal da pessoa com deficiência

No dia 16 de setembro, comemora-se o Dia municipal da pessoa com deficiência, já o ato público não aconteceu.

Postado em 22/09/2018 às 09:44 |

(Foto: Redes sociais )

Conecte-se ao play ouça o áudio:

Sigefredo Filho, da Reportagem do Portal da Cidade Baraúna

Você sabia que, em 16 de setembro, é comemorado e lembrado em todo município baraunense o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência? Essa data foi instituída em 27 de setembro de 2017, pela Lei Nº 580.

A Prefeita de Baraúna, Lúcia Nascimento, do PR, não cumpriu obrigação assumida de promover solenidade que estava na programação para comemorar pela primeira vez o  Dia Municipal das Pessoas com deficiência. A ação contaria com responsabilidade para cumprimento do art. 2° desta Lei, do Poder Executivo em parceria com o Poder Legislativo, juntamente com a participação representativa APDB – Associação das Pessoas com Deficiência de Baraúna por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania – SESMAC.

Veja a seguinte Lei:


Para lembrar o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência, no dia (16/9), Lúcia de Aldivon se comprometeu de realizar uma comemoração que seria desenvolvida para atender as pessoas com deficiência. O evento faz parte do calendário do município e tem como objetivos conscientizar a população sobre o assunto e também reivindicar novos avanços nas políticas públicas para as pessoas com deficiência.

Às 15h28 desta quarta-feira (19) o presidente da Associação das Pessoas com Deficiência de Baraúna entrou em contato com o Portal da Cidade Baraúna e informou que o compromisso de realizar o ato teria acontecido, no entanto a prefeita decidiu dias depois não comemorar o ato, afirma o presidente, José Adriano Melo, que teve a palavra da gestora do Poder Público Municipal.

José Adriano Melo / Presidente APDB / Baraúna - RN

Falta de interesse

A prefeita mudou de ideia, falta de interesse total. E o que promove a mudança de valores numa administração é a vontade política da gestora. Mesmo com a lei, pessoas com deficiência ainda enfrentam dificuldades, até mesmo pra comemoração do Dia. Do ponto de vista da secretária, Maria José, não teria tempo suficiente para preparar o evento. Para se ter uma ideia na atual administração, não é do conhecimento da pasta de Assistência Social e Cidadania que está entre o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência, isto é, falta boa vontade dos gestores.

José Adriano Melo / Presidente APDB / Baraúna - RN

A data, que será celebrada anualmente, no dia 16 de setembro, foi proposta pela presidenta municipal e líder do partido da mulher brasileira, vereadora Graça Ferreira. Com a sanção, a comemoração passar a integrar o calendário oficial de eventos permanentes do município um chamamento à sociedade, ao Poder Público, aos empresários, aos agentes da inclusão social que devem unir em prol da inclusão social.

Falando nisso

Ontem, dia 21 de setembro foi celebrado o Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes, data que serve para lembrar da importância da inclusão das pessoas deficientes na sociedade, e das lutas diárias que elas enfrentam.

Por fim, apesar das conquistas recentes, a desigualdade, a exclusão, o preconceito e a falta de acesso a serviços ainda continuam enormes.

LEIA MAIS

Dia municipal das pessoas com deficiência

 

Leia outras notícias em barauna.portaldacidade.com. Siga, também, o Portal no Instagram, curta nossa página no Facebook. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (84) 99107-1000.

Fonte:

Deixe seu comentário